top of page

Intercomunhões:

IGREJA_VETERO_CATÓLICA_EUA.gif

The Old Catholic Apostolic
Church North America

iccc.png

Conselho Independente das Igrejas Católicas

Sacerdotes Independentes Além da Igreja Católica Apostólica Romana

No Brasil, assim como em todo o mundo, existem vários sacerdotes que não pertencem à Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, não estão sob a jurisdição de Roma e do Papa. Esses sacerdotes são membros de outras igrejas de tradição católica e foram ordenados por bispos com uma "sucessão apostólica" legítima.

Muitos desses sacerdotes realizam trabalhos pastorais e sociais notáveis em suas comunidades, frequentemente de forma discreta, longe dos holofotes da mídia. Os sacerdotes independentes da Sé romana são uma realidade presente no Brasil.

Além da Igreja Católica Romana, há sacerdotes legítimos em outras igrejas de tradição católica, "para além dos muros da Igreja de Roma". Esses sacerdotes desempenham um papel significativo na edificação do Reino de Deus e na transformação positiva da sociedade.

Antes de serem ordenados ao sagrado ministério, esses sacerdotes passam por uma rigorosa seleção e um criterioso período de formação, onde são avaliados quanto às suas aptidões naturais, humanas, vocacionais, psicológicas e morais. Testes psicológicos e certidões negativas de antecedentes criminais, por exemplo, são exigidos.

Esses sacerdotes geralmente constroem, formam e mantêm suas comunidades com seus próprios recursos. Vivem no meio do povo, trabalham, estudam, utilizam transporte público, e possuem uma ocupação civil além do ministério ordenado.

Diferentemente da Igreja Romana, esses sacerdotes podem se casar e constituir família. No entanto, uma parcela considerável opta pelo celibato por amor ao Reino dos céus e para viver com maior liberdade no exercício do ministério sacerdotal.

Quanto à ordenação, o rito de ordenação ou consagração depende de cada igreja. Os Santos apóstolos faziam uso apenas do essencial numa ordenação: a oração de consagração específica e a imposição das mãos de um bispo legítimo.

Em suma, o sacerdote católico independente é um homem consagrado a Deus, que vive a luta de seu povo. Continua sendo um ser humano, passível de falhas e erros. Portanto, é essencial rezar sempre pelos nossos padres, independentemente da denominação, apoiá-los financeiramente e, sobretudo, sustentá-los com amizade e oração. O padre deve ser sempre pai, mestre e pastor, merecendo nosso respeito, carinho e amor.

WhatsApp Image 2022-03-06 at 18.50.44.jpeg

PATRONOS DA ICAAM

santododia-São-Filipe-e-São-Tiago.jpg

Filipe nasceu em Betsaida, e o Evangelho de São João é que nos apresenta dados a respeito de seu santo testemunho. Jesus passou, chamou-o e ele disse ‘sim’ com a vida.

Ele foi ‘canal’ para que São Bartolomeu também se tornasse discípulo de Cristo. Durante o acontecimento da multiplicação dos pães, Filipe também participou deste milagre (foi para Filipe que Jesus perguntou como se faria para alimentar aquela multidão).

Na Santa Ceia, o apóstolo Filipe é quem pede a Jesus: ‘Mostra-nos o Pai e isso nos basta’ (Jo 14,8). Filipe estava em Pentecostes com a Virgem Maria e os outros apóstolos. São Clemente de Alexandria nos diz que ele foi crucificado. Que honra para os apóstolos morrerem como o seu Senhor!

São Tiago também foi martirizado, por volta do ano 62. Ele que nasceu em Caná, filho de Alfeu, familiar de Nosso Senhor Jesus Cristo. E foi um dos doze apóstolos. Nos Atos dos Apóstolos, nós o encontramos como o primeiro bispo de Jerusalém. Tiago recebeu mais de uma visita de São Paulo e foi reconhecido como uma das colunas principais da Igreja, ao lado de São Pedro e São João. Uma das cartas do Novo Testamento é atribuída a ele. E, nela, o apóstolo nos ensina que a fé sem obras é morta, e que é preciso deixarmos que o Espírito Santo governe a nossa língua.

O martírio não está centrado no sofrimento, mas no amor a Jesus Cristo que supera essa vida.

São Filipe e São Tiago, rogai por nós!

bottom of page